Música Cristã Atual (Por Erchias Miranda)

Olá amados!
Nosso querido irmão Erchias Miranda Neto pediu para fossem publicados alguns pensamentos que ele escreveu sobre alguns temas que serão abordados em sua Monografia do Curso Médio de Teologia, com tema “Música Cristã Atual”. O objetivo é nos fazer pensar, refletir, promover a interação e a exposição de opiniões que venham acrescentar para a elaboração de seu trabalho. Lembrando que toda exposição de opinião ou debate devem ser feitos de forma madura, respeitosa.
Segue abaixo o texto. Por favor, pedimos a vocês que tirem uns minutos para ler.

Não há rítmos "satânicos"

Música, música e mais música... Deus quem a criou e Ele é o único que tem o poder de "criar algo do nada" (tem um verbo hebraico para isso, vou encontrar). Já o que podemos chamar de 'coisa ruim' apenas tem o poder de "distorcer ou modificar algo que já havia sido criado por Deus, para se tornar ruim". Portanto, não existe algum ritmo que seja satânico...
“A música é expressão através de som”; e isso envolve cultura, nível social e educacional. Isso não há como questionar. Junto a isso, no caso do cristão, a unção de Deus também influencia letras, arranjos e a execução direta nas musicas (técnica e criatividade, poesia, etc.). Às vezes encontro tantas músicas com cara de "boazinha", uma letra linda, calminha, mas com apenas cinco acordes e execução, que até se minha avó Anésia ressuscitasse e pegasse seu cavaquinho que esta sem tocar a 20 anos, tocaria elas com tranquilidade. Vai daquilo que tem dentro de você e põe pra fora... Não adianta tocar música com cara de adoração e num ter unção para oferecer. "Tudo tem seus alvos...", seja o rock, sertanejo, pop, instrumental, samba, axé, forro, blues, jazz, clássico ou todas vertentes e misturas.
Tem muitos músicos por ai que tocam bem e são mal compreendidos, por talvez pensarem que deveria ser mais complexa (a música). Outros só pensam em ser somente “espirituais” e não se importam nem em estudar ou se aprimorar... Nesse aspecto, penso que “tem que haver equilíbrio”.

Qual o objetivo da música Cristã Atual?

Como a música é feita de acordo com as culturas, a música talvez venha apenas querer passar uma mensagem importante, independente de se pensar em chamar a atenção a uma harmonia complexa. Talvez seja só a expressão, o tempo, a moda ou o dinheiro. Pensando na Música Gospel brasileira de hoje, pergunto: será que são apenas notas musicais ou notas no bolso dos cantores, rolando sobre um povo que ainda é manipulado através de mídia (assim como é em termos geral como parte da cultura de massa)? Vejo muita coisa música falando sobre as mesmas coisas, cheias de “I Love Jesus”, cerca de “5000 mil vezes no meio da musica”; será que é lavagem cerebral, mantra ou somente expressão? Outra questão é: até onde este envolvimento com distribuidoras seculares nos abrem portas ou nos revelam quem realmente somos?
No sistema Levítico do Antigo Testamento tinha que haver consagração e separação total, eles nasciam praticamente para aquilo (era algo da tribo ou da família, ensinados arduamente desde crianças sobre Deus, e eles lá na época viviam do ministério e se dedicavam aquilo exclusivamente, como no templo com Davi que havia músicos ministrando 24 horas por dia em turnos sem cessar...). No Salmo 33.3 diz: “Que temos que tocar um novo cântico, tocar com bem e com alegria (tanger com arte)”. A musica era somente direcionada a Deus... Hoje o louvor é diferente é congregacional, de comunhão, de Festa, ou voltado a levantar o ânimo do homem, adoração direta aos atributos de Deus, ou evangelística, ou nenhuma destas.

”Não temos o direito de julgar para agredir, com opiniões que mais nos dividem, do que nos unem e nos fortalecem”, mas é importante pensar e refletir sobre temas que são importantes e fazem parte de nossa vida.

 

Erchias Miranda Neto, membro de a Igreja Batista Reviver, há nove anos no Ministério de Louvor Reviver, nascido em lar cristão. Estudou Teologia por três anos no Seminário Teológico Batista Nacional – Campus Ibitinga.
Agradecimento: “Agradeço a minha família minha esposa Vanessa, minha mãe, aos meus Lideres, Pastor Jair Gouvêa e Renan Gouvêa. Não sou musico profissional, apenas estudante de musica desde os 11 anos. Atualmente estudo Guitarra em Marília na CM&T com Guto de Boer, (endorse Tagima)”.